Yoga e Ayurveda - Ciências irmãs

March 12, 2017

 

Ayurveda é o ramo da cura da ciência yogue. Yoga é o aspecto espiritual do Ayurveda, ao passo que este é o ramo terapêutico do Yoga. Yoga tem como meta o desenvolvimento espiritual, visando a auto realização, a descoberta da nossa verdadeira natureza além do tempo e espaço. Este processo é facilitado pela mente e pelo corpo livres da doença. O Yoga como terapia médica tradicionalmente faz parte do Ayurveda, que por sua vez, envolve o tratamento das doenças físicas e mentais.

 

O Ayurveda utiliza-se de métodos yogues, como os asanas (posturas), e pranayamas (respiração), para tratar as doenças físicas e mantras e meditaçao para tratar a mente e o desenvolvimento espiritual.

O Yoga e o Ayurveda são Ciências irmãs, e a prática do Hatha Yoga é muito importante como uma primeira medida natural e preventiva para assegurar a boa saúde.



A primeira e clássica codificação da disciplina do Yoga - os Yoga Sutras- escritos por Patañjali, o grande mestre e sábio indiano, no século VI a.C. revela-se a mais útil e de maior autoridade. Em seus 196 sutras o autor sintetizou o essencial da filosofia e da técnica do Yoga; este sistema sintetizado por Patañjali, também é conhecido por Ashtanga Yoga por ser dividido em oito partes. O objectivo é a integração através da supressão das modificações da mente e a realização de sua verdadeira natureza espiritual.

 

Os oito membros do yoga são: Yamas, Nyamas, Asana, Pranayama, Prathyahara, Dharana, Dhyana, Samadhi. Esses oito membros não são apenas passos ou estágios, embora obedeçam a certa sequência. (...)

 

O significado da palavra Yoga vem da raíz sâncrita yuj, que significa "unir" "síntese" ou "contacto". Quando o Yoga é praticado, um casamento interior acontece entre as várias partes complementares do corpo, como as energias vitais superiores, a vitalidade solar e lunar, a cabeça e o coração. Em uma concepção mais elevada, o estado de unificação de Jivãtma (a alma humana) com Paramãtma ( a Divina Realidade), bem como o processo mental e a disciplina através da qual esta união é atingida, são ambos chamados Yoga.

 

As práticas de Hatha Yoga ajudam a harmonizar e a equlibrar o metabolismo, regulando o sistema endócrino, fornecendo assim resistência para lidar com o stress; trabalham profundamente a revitalização das células do corpo afastando o envelhecimento precoce; são extremamente eficazes para o tratamento da hipertensão, diabetes, asma e obesidade.

 

Quando o praticante executa certos asanas e segue determinadas disciplinas, ele se abre e movimenta as energias que se acumularam e se estagnaram nos centros vitais do corpo, principalmente nas articulações.

 

Um ponto muito importante da prática de Yoga é a visualização das correntes energéticas para auxiliar no relaxamento dos músculos e dos ligamentos, e para melhor canalizar e alinhar as correntes e os centros vitais do corpo. Muitos asanas foram estudados para libertar a energia latente e são eficazes para provocara a transformação física e psicológica.

 

O terapeuta deve fazer uso das técnicas do Hatha Yoga para realizar perfeitamente suas actividades diárias e podendo aplicar também nas actividades profissionais, como a massagem. O seu uso aplica-se tanto no terapeuta como autodisciplina, quanto no paciente na forma passiva; nesse segundo caso, o terapeuta pode valer-se de várias manobras de alongamento e torção utlizando as posições do Hatha Yoga, atingindo assim, resultados ainda mais surpreendentes na recuperação do paciente.

 

Tanto no aprendizado como na prática do Yoga a moderação e o bom senso devem prevalecer. Nunca se deve tentar praticar asanas quando se está fisicamente enfermo, excepto sob a orientação de um médico especialista no assunto do Ayurveda e do Yoga ou um professor.

 

O estado de espírito no qual a pessoa está ao iniciar qualquer prática de Yoga ou uma massagem, irá em grande parte determinar o seu resultado. Por esta razão, não seja super ambicioso, forçando as posturas, e sim deixe que o seu corpo chegue a elas aos poucos e naturalmente.

 

As melhores horas para as práticas do yoga são ao amanhecer e ao poente. Tente criar uma rotina regular; lembre-se de que os exercícios não são a meta do Hatha Yoga, mas sim alguns dos meios para alcançar a equilíbrio e fortalecer o corpo e mente.

 

Retirado  do Manual de massagem Ayurvedica Tradicional

Professor Valter Cardim (Swami Gyanesh)

ALBA - Associação Luso Brasileira de Ayurvedica

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload